Miopia

11 de dez | 2019

Miopia é o distúrbio visual que acarreta uma focalização da imagem antes desta chegar à retina. Uma pessoa míope consegue ver objetos próximos com nitidez, mas os distantes são visualizados como se estivessem embaçados (desfocados).

Os Erros Refrativos, comumente conhecidos como “grau”, constituem a causa mais comum de deficiência visual. Nestes se incluem a Miopia, a Hipermetropia, o Astigmatismo e a Presbiopia.

A miopia atinge 22% da população mundial, sendo 45,7 milhões só no Brasil.

Basicamente, quem tem miopia tem o formato do globo ocular mais longo do que deveria ser. Com isso, os raios de luz são focados e absorvidos antes de chegar na retina, o que faz nossos olhos formarem imagens distorcidas e provoca a dificuldade de enxergar. Isso se chama alongamento axial.

Causas da miopia

A miopia está normalmente associada à genética.

Se você tem dificuldade em ver de longe, preste especial atenção aos sinais precoces de miopia progressiva nos seus filhos. É importante que eles façam regularmente exames aos olhos, uma vez que a miopia comum normalmente manifesta-se cedo. Muitas crianças com miopia desenvolvem-na muito cedo, agravando-se esta situação todos os anos até chegarem aos vinte e poucos anos.

A miopia geralmente desenvolve-se entre os 8-14 anos podendo progredir até os 20-25 anos de idade, geralmente não ultrapassando de -5,00D. A prevalência da miopia em países como EUA ou países Europeus gira em torno de 25%. Na China, estima-se que 40% das pessoas tenham mais de 1 grau de miopia. No Brasil alguns estudos falaram em 10%, mas esse número deve estar subestimado. Provavelmente é próximo dos países mais desenvolvidos.

Tratamento para miopia

Como você poderá ter adivinhado, os óculos para a miopia são uma forma de corrigir a sua visão desfocada de longe. Se você tem mais de 40 anos, poderá necessitar de lentes multifocais para poder ver claramente objetos de longe e de perto, como por exemplo o jornal da manhã.

As lentes de contato para miopia são a opção corretiva para muitas pessoas. Existem opções de lentes para corrigir tanto a visão de longe como a de perto. Se você mantém um estilo de vida ativo, como a participação em atividades esportivas, ou se prefere simplesmente lentes de contato a óculos, fale com o seu oftalmologista sobre as suas opções de lentes de contato.

Tipos de miopia

A miopia pode ser classificada em três tipos:

  • baixa miopia: até 3 graus;
  • miopia moderada: de 3 a 6 graus;
  • alta miopia: mais de 6 graus.